
Viciada em séries como eu sou, sempre vejo gente falando de séries novas ou de séries que eu deveria assistir. Por isso tenho várias na lista de espera, mas uma que eu resolvi apostar as minhas fichas nessas férias e não me arrependi nem um pouco foi Orphan Black. A primeira vez que ouvi sobre a série, se não me engano, ela já estava na metade da primeira temporada e como ela só teve 10 episódios, resolvi esperar que ela acabasse para poder uma rápida maratona.
O tema central, clonagem, é bastante complexo e interessante, mas além disso a série conta com personagens maravilhosos que agradam o público de uma forma muito rápida e intensa. Tenho que dizer que Orphan Black já tem um lugarzinho na minha lista de séries preferidas se mantiver esse ritmo na segunda temporada. Então resolvi escrever um pouco sobre os pontos que mais chamaram a minha atenção. Se você não assistiu a série ainda, aconselho você a parar por aqui e ir baixar/assistir online os episódios. Agora se você já acabou a primeira temporada, continue a vontade.
O texto tem spoilers da temporada inteira, não leia se você não viu a série. Só volte aqui quando tiver acabado, garanto que você não vai se arrepender!

1. SARAH E SUA FAMÍLIA
Primeiramente, nós fomos apresentados a Sarah Manning quando ela decidiu roubar a bolsa da suicida Beth ChIlds, apenas com o intuito de conseguir algum dinheiro. Porém soube que poderia conseguir dinheiro suficiente para fugir com a sua filha Kira e seu irmão adotivo Felix, as coisas começaram a se complicaram para Manning. Tendo que se passar por Beth e assumir o papel de policial mudaram a vida de Sarah por completo. Como ela é a personagem principal, acaba interagindo com todos os outros personagens da série, por isso as suas conexões são bastante complexas e intensas. Vamos começar, então, com o seu núcleo familiar.
Sendo órfã, Sarah foi criada pela Siobhan (nossa querida Miss S.) junto com Felix. Ela passou por poucas e boas, e acho que podemos dizer que quando mais nova Sarah foi a típica adolescente rebelde e por isso acabou cometendo vários erros, inclusive como deixar a filha por 10 meses com Miss S.

Kira, filha de Sarah, é uma menina muito fofa, inteligente e me cativou na primeira cena. Foi impossível não amá-la. O ponto principal da storyline dela nessa temporada foi a possibilidade da menina apresentar características fisiológicas diferentes das normais por ela ter sido gerada por um clone. O acidente que ela sofreu sem sair com um arranhão, com certeza, foi o ponto para a introdução de uma história que provavelmente veremos na próxima temporada.
Também temos a Miss S. que pra mim não parecia uma suspeita nem nada, mas que no final da
temporada acabou se revelando como uma possível monitora, afinal tenho quase certeza que ela pegou Kira e fugiu com a menina. O que eu achei estranho é que ela estava muito distante de Sarah para ser a sua monitora, mas tenho minhas suspeitas de que o papel principal dela era cuidar de Kira, para que a organização responsável pelo clones soubesse o que acontece com a menina (que me parece bem mais importante do que os clones).
Outro personagem que faz parte da família, é o divo-divo Felix! Apesar do personagen cometer alguns erros que podem ser considerados graves e péssimos exemplos, como venda de drogas e prostituição, o que se destacou pra mim foi a dosagem certa de bom humor, carisma e simpatia. Para a segunda temporada eu quero saber um pouco mais sobre ele, talvez sobre as histórias do rapaz, mas o principal é que Felix por si só já uma estrela nessa série. Puro amor!



Entretanto, o núcleo principal da série gira em torno de Sarah, Cosima, Alison e Helena. As quatro são clones e ao longo da temporada tentam descobrir quem está por trás da criação delas e como o organismo delas funciona. Por isso acho super válido fazer uma análise individual de cada uma.
2. ALISON
Começando por Alison, tenho que dizer que a irreverência da personagem é impressionante e mesmo com um jeitinho meio chato e formal que ela apresenta, podemos ver o seu verdadeiro eu ao longo dos episódios. Por exemplo, quando ela amarrou o marido em uma cadeira e o torturou com cola quente, sim, cola quente!! Confesso que tenho um carinho grande pela Alison e o jeito que a temporada terminou para a personagem não me agradou. Apenas vejo que a pressão com que todas elas tem que lidar é muito grande, um dos motivos pelos quais Beth cometeu suicídio, e por isso Alison deixou com que a amiga-vizinha morresse na sua frente sem mexer um dedo.
Outro ponto na storyline dela é o marido Donnie. Não fui com a cara dele desde o início e nunca acreditei que ele não estivesse envolvido, por isso quando a revelação foi feita oficialmente eu não me surpreeendi muito.
3. HELENA
Falando um pouco da Helena, acho que ela é que tem a história mais triste e complicada. Não é que eu tenha dó dela, porque apesar de descobrir tudo que ela passou, não fiquei nem um pouco triste com o final que ela teve. Mas concordo com muitos fãs que dizem que ela era uma personagem com muito potencial para ser descartada agora. Entretanto, eu realmente acho que ela está morta e as doideiras dela irão fazer falta.
A conexão entre Sarah e Helena, o fato que as duas são irmãs foi uma abordagem interessante. Porém, o elemento mais intrigante sobre Helena foi o fato dela ter sido manipulada durante toda a vida, ter matado outros clones por causa disso, ter mostrado um lado cruel e sanguinário, mas no fundo ela tinha algo de bom por dentro. A cena que ela dividiu com a Kira foi a cena mais bonita dela na temporada toda.
4. COSIMA
Por último e não menos importante temos a adorável Cosima. Acho que não consigo dizer se ela é minha preferida, mas com certeza ela está no páreo com a Sarah. Sendo a cientista da turma, a gênia e tudo mais, Cosima não teve a storyline que merecia, na minha opinião, até os episódios finais quando descobrimos que ela está doente. Claro que ela teve uma importância gigantesca ao longo da série, mas acho que tenho um carinho tão grande por ela que gostaria de ter visto mais dela, já que agora existe a possibilidade dela não fazer a segunda temporada inteira.
5. ROMANCE
Para quem ama um romance como eu, não ficou decepcionado, porque Orphan Black também apresentou uma boa dosagem de cenas românticas ou com as personagens tirando a roupa! Bom, sobre casais que realmente apareceram na série, me conquistaram e por isso merecem destaque, foram Cosima/Delphine e Sarah/Paul.

O casal formato pelas duas moças mostrou uma situação bem inusitada e interessante. Cosima sabia que Delphine, provavelmente, seria sua monitora e por isso resolveu continuar se envolvendo com a moça para ver a onde tudo isso iria levar. Delphine por outro lado só estava fazendo seu
trabalho, mas no decorrer dos episódios acabou desenvolvendo sentimentos por Cosima. As duas tentaram deixar as coisa em um nível "não envolver sentimentos" e foi exatamente isso que não aconteceu. No final, fiquei feliz em saber que agora Delph está no lado certo (pelo menos é o que esperamos).
Agora o casal que eu realmente amei, me apaixonei etc etc foi o Paul com a Sarah. Apenas acho que o relacionamento dos dois começou de uma forma bem bem inusitada, afinal Sarah estava fingindo ser a Beth. Mas ao longo dos episódios quando vemos o moço dando uma chance a Sarah e começando a se apaixonar por ela, meu coração que adora um romance fora do comum, torceu loucamente para ver eles dois juntos.
Apesar deles terem uma relação muito, muito complicada, acredito que eles possam desenvolver sentimentos mais fortes e profundos um pelo outro ao longo do tempo. E uma coisa que não podemos negar que é a tensão sexual entre esses dois quase faz as coisa pegarem fogo.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sinto que eu escrevi muito mais do que pretendia, então pra finalizar apenas queria apontar alguns outros pontos interessantes.
- A storyline que envolvia a investigação do assassinato da alemã, Art e tudo que acontecia na delegacia deu apenas mais dinâmica para a personagem Sarah. Não foi um dos pontos preferidos para mim, mas acho que agora que Art sabe o que aconteceu com Beth e tudo mais, ele vai acabar se envovendo mais na tentativa de descobrir porque Sarah e Beth eram idênticas e quem sabe ele não acabe a ajudando a encontrar Kira.
- Acho que o único personagem que eu não gostei na série foi o Vic. Apenas consigo enxergá-lo como um inútil que só aparecia para atrapalhar as coisas. Super descartável para mim.
- Por último, não poderia terminar esse texto e dizer o quão talentosa Tatiana Maslany é. Ela realmente surpreeendeu, foi um destaque, uma ótima atriz.
Bom, gente, é isso. Me digam o que você acharam da série, concordam, discordam ou tanto faz? Espero que vocês tenham gostado! Qualquer coisa vocês podem me procurar no twitter!
Pamella Melo - @paam__melo
