top of page

3.05 - The Yoga Play

"Brody's daughter, for fuck's sake." - Saul 


E depois de dois episódios bem agitados Homeland diminui a velocidade, pelo menos um pouco, em The Yoga Play. Não que isso tenha sido ruim, o problema não foi esse... Logo no começo do episódio Saul joga as cartas na mesa para Quinn e conta que o plano com Carrie veio desde a audiência com o Juíz onde Saul revelou a bipolaridade de Carroe. De fato, era o que eu mais amargava se fosse revelado, desta forma, sem mais nem menos. Desceu rasgando essa afirmação. Foi como se os roteiristas quisessem nos fazer engolir meias verdades. Quer dizer que Carrie estava fingindo quando mostrou sua indignação em sua casa, longe de câmeras e fones? Mas daí vocês podem me dizer que eles imaginavam que na casa de Carrie tenha uma câmera escondida. Ok, mas não me convence. É uma solução preguiçosa que dá desânimo de acompanhar. Logo em uma série tão majestosa quanto Homeland.

Séries > Homeland > 3.05 -  The Yoga Play

O que me deu ânimo para continuar foi a resolução do dramalhão de Dana com Leo e sua fuga adolescente. Então quer dizer que Dana tá querendo copiar Carrie com o queixo? Achei ofensivo demais. E ridículo ao extremo. Dana não serve para bulhufas alguma nessa série, é irritante e quanto mais o público desaprova a personagem de Morgan Saylor - e a própria Saylor, mais os roteiristas botam Dana em tela. Parece que serve como uma afronta ou um conselho: "Olha só, a Dana ainda será importante para a trama". Homeland em seu 3º ano nos querendo fazer engolir à força meias verdades...

 

Talvez o problema nem seja a Dana. Mas sim o plot em que ela é colocada. Ela ter tentado se matar não foi desnecessário. Foi coerente. Agora a fuga dela com Leo adiciona em que a narrativa da trama? É só pra ocupar minutos do episódio. Pura enrolação. Prefiriria mil vezes que colocassem então mais de Jessica na trama, ela sim mostrara ser mais interessante. Mas que mantenho expectativas altas parao encontro de Dana e Brody (que no caso, é a única ligação e relevância para a garota na série) e que, caso esse encontro demore, tirem Dana de tela. Não fará mal a ninguém.


Por falar em Jessica, Morena Baccarin vem dando show à parte e mostrando que o Brasil tem sim coisa boa a se mostrar. Fora o patriotismo gratuito, nada que Homeland não possa segurar, foi no mínimo surpreendente ver Jessica pedindo a ajuda de Carrie para achar Dana. E Carrie botando todo o plano a perder pra achar Dana foi estupidez. Mas entendo os motivos de Carrie de ter o feito: de fato, o peso na consciência por ser a responsável pelo adultério de seu marido mas a questão não é nem essa, Brody é um terrorista (ponto).

Acredito eu que Jessica vê em Carrie uma verdade inatingível pelo sinismo de alguns, que quer por mais que seja descontrolada e bipolar, sabe se importar e na verdade se importa tal como Jessica relembrou quando Carrie foi até sua casa para alertar sobre Brody e oferecer ajuda.
Torço por uma união, um laço mais forte entre Carrie e Quinn porque ambos são impulsivos e irracionais. Os dois, tem perspicácia e são audaciosos. Os dois se importam. Saul, não dá a mínima para que Carrie esteja segura enquanto Quinn claramente ficou com raiva por terem pego Carrie. E btw, creio eu que os israelenses descobriram da aliança de Carrie com Saul. Por falar no Saul, achei lindo o tiro no rabo que ele tomou na festa de comemoração ao Senador pelo cargo de Diretor da CIA e, o tiro no rabo que tomou quando chegou em casa e viu sua mulher jantando com outro. Dito isto, não omito que o Saul merece cada atitude sem escrúpulos devido à sua frieza momentânea. Digo momentânea porque é um sinal verde para que o antigo Saul, o Saul que era adorado volte para a nossa felicidade :)

 

Por Felipe Matarazzo - @porraled

 

Layout por Pamella Melo

2013 - Direitos Parcialmente Reservados

bottom of page