

3.07 - Gerontion
Com um episódio mais ágil, mais palpável e, de fato, mais direto, Homeland volta a se encontrar...pena que tardiamente!
Começando pelo fato de que foram ausentados do episódio todo o núcleo da família Brody (e isso só nos diz uma coisa: sem Dana só alegrias). Quando eu vejo a família Brody em si, não consigo imaginar um desenrolar perante aos acontecimentos do ex-soldado americano como algo relevante e de teor afetivo por nós, expectadores.

Agora com a trama mais definida, um plano em mente, teses palpáveis e um enredo novamente digno de Homeland, reafirmo com total certeza de que essa temporada foi (porque já sabemos do Grande Truque da temporada) foi entendiante e qualitativamente falando, foi escasso. Por outro lado, concordo e ainda defendo de que acho relevante continuar assistindo Homeland e o Fator Entretenimento ainda continua lá, mesmo que espremido.
Infiltrar Javadi no esquema sujo Israelense, convencê-los de que o plano continua intacto, passar informações sigilosas à CIA: tudo soa tão arriscado mas tão interessante! Dá pra entender esse impasse? É complicado odiar/amar Homeland ao mesmo tempo.
Foi inteligente demais por parte do Saul em induzir e "obrigar" pelas vias de fato, a participação de Javadi nessa presepada toda. Tão inteligente que, feito o que fez, conseguiu uma abertura para talvez resolver esse problema e não só se vingar dos terroristas porque não vai adiantar. Matam um hoje e amanhã aparece um novo Nazir no comando. É um ciclo vicioso de malfeitores com ações dúbias e sem escrúpulos.Sem contar nessa relação - já duradoura entre Javadi e Saul e o quanto Javadi também quer a paz entre os dois territórios (Ocidente e Oriente).
Talvez só essa vontade de Javadi na paz já seja o fator obstante em toda essa ladainha. A questão é confiar num potencial genocida. É fato que Saul e a equipe CIA em si não tem lá muitas opções mas não é no mínimo arriscado mandar um homicida que acabara de matar sua ex-mulher e nora de forma brutal (sem contar nas outras X mortes) e esperar de um convertido uma resposta positiva para todo o caso?

Talvez, outra jogada inteligente a ser usada seria a da execução de Javadi como autor da bomba em Langley em 12/12. Dito isto, o patriotismo americano (muitas vezes sendo maior que o supra necessário) teria sido uma jogada de segurança e conveniência para a CIA. O que me deixou mais admirado ainda por Saul é, óbvio que ele pensou nessa possibilidade - o que lhe garantiria futuro como Diretor da CIA -, mas, rejeitando-a de sua visão, ele se coloca à demissão mas por um bem maior, uma jogada definitiva nos rumos dessa briga Oriente Médio X Ocidente. E Saul prendendo Lockhart na sala foi a melhor cena do episódio, hahaha! Tomou merecidamente!
Em relação a Mira, é complicado entender os sentimentos de uma mulher solitária, carente de um marido mas, de qualquer forma, levar um homem para o cama dos dois é inaceitável, desrespeitoso e imoral.
Quinn que por sua vez é o manda chuva da CIA, vê agora (tardiamente) que sua posição ali não passa de um peão em meio à varios Reis e Rainhas. A culpa pelo assassinato ao garoto da première desta temporada ainda o consome, é nítido. Se entregar em prol de um bem maior, ser autor de duas mortes horrendas e inescrupulosas não deve ser uma tarefa fácil de se cumprir. Não mais para Quinn. Carrie o convencendo de ficar, e continuar na CIA foi o ponto alto de toda essa reviravolta.
Carrie, que por sua vez ainda procura espalhar e transmitir a mensagem de que Brody é inocente, se perde em meio à tantas diretrizes do que pode ser real ou não. Javadi a instigou com suas revelações à respeito mas até que ponto as confissões dele podem ser consideradas verdades? Até mesmo sua declaração de que alguém da CIA age como um infiltrado. Pois é. De acordo com Alex Gansa (roteirista e produtor executivo da série), essa temporada está envolvida em 3 atos resultando cada ato em 4 episódios. Faltando um episódio para terminar o segundo ato, fica claro que todo o dilema de Brody será deixado para a reta final de temporada ou a mais explosiva. E algo me diz que vamos descobrir quem implantou a bomba em Langley e quem é o delator infiltrado.
Por Felipe Matarazzo - @porraled