top of page

Séries > Castle > 6.02 - Dreamworld

6.02 - Dreamworld

"Better hope you're wrong."

 

Uma semana após a grande estreia da sexta temporada de Castle, temos Dreamworld que vem para nos acalmar aquietar nossos corações e responder perguntas sobre Valkyrie, principalmente: Castle sairá dessa? O que significa Valkyrie e Dreamworld? Palavras-chave do episódio, e que nos leva a questões delicadas, como terrorismo, Al-Qaeda, segurança interna Americana, etc. 


A morte de Richard não é tão levada a sério como deveria ser. Temos cenas que sentimos a carência daquele olhar que Beckett tem com ele, aquele que acalma todo fandom, que nos deixa mais seguro. É desse olhar que sinto falta, ainda mais por se tratar da morte de Castle. Em outras cenas vemos esse assunto sendo tratado de forma “cômica”, mas não é por Kate logo não nos afeta muito. Mas do meio para o fim, vemos o olhar. É impossível não ver a certeza, a determinação, o amor dela por ele nesse olhar.


Mas vamos falar de McCord. Em Valkyrie ela parecia ser insuportável, azeda, tudo que não presta, mas vemos que ela é uma boa profissional. Falamos todos esses adjetivos no sentido emocional, que já estamos acostumados a ver com Kate. Mas Dreamworld vem para quebrar a primeira impressão. Mostra-nos uma agente amiga, sensível, compreensível, uma verdadeira partner. O futuro de McCord ainda é incerto. O que se sabe é que a personagem só foi escalada inicialmente para um arco de três episódios, e Lisa afirmou em entrevista, que a personagem não morre. Vamos ver no que dá, e esperar que ela continue por mais alguns episódios. Com relação ao superior de Beckett, que não sei o nome, vemos que ele acaba também se desenvolvendo no decorrer do caso, ficando mais compreensível, mais amigo, mais e mais. Vira um amigo, ou colega, de Castle e acaba garantindo um personagem seu no próximo romance do nosso escritor.


No caso, vemos que não trabalhamos apenas com pessoas “pequenas” de D.C. Vemos toda a equipe atrás de uma pessoa que tem um grande conhecimento. Somos levados do mundo do Secretário de Defesa até um “simples” repórter. Vemos que Beckett não mudou, até agora, nada do seu jeito de ser. Insistindo nos seus intuitos vemos que a nossa agente corre um grande risco de perder o seu cargo na polícia federal. Mas isso não a incomoda, porque o que ela quer é encontrar o verdadeiro suspeito, custe o que custar. Vemos que Castle finalmente conseguiu o que tanto queria: ajudar no caso. Claro, que devido a sua condição, ele acaba ficando restrito ao Q.G. mas depois vemos que ela acaba se libertando.


E é justamente quando ele se “liberta” que vemos algo lindo. Sabe aquele momento que estamos acostumados a ver, em que Castle fala e Beckett completa a frase um do outro? Vemos essa telepatia no fim, com Castle “mais pra lá do que pra cá.” E é apostando nessa telepatia que Beckett muda o destino, e segue para o lugar onde o verdadeiro suspeito se encontra. E claro que temos que ter uma cena forte. Justamente essa cena, nos faz lembrar um episódio doloroso: Knockout(3x24) quando vemos Beckett baleada nos braços de Castle. Agora vemos Castle nos braços de Beckett e vemos nos olhos dela O olhar. Não é o olhar de amor, de carinho. É o olhar de determinação, desejo de justiça que só Beckett tem.

 

 

O ponto alto do episódio é o diálogo Caskett. Curto mais intenso, sentimos nele que Beckett se liberta, falando calmamente, e nos traz aquele olhar que falamos no começo. E são frases como essas que marcam a história da série. Vale lembrar que toca “I Just Want You” música consagrada nos momentos Caskett.

Porém temos um ponto crítico. Após tudo que passou, Beckett deseja que pelo menos o suspeito de alguns crimes seja investigado. Cometendo alguns crimes para salvar a sua pele e sua carreira, o Secretário de Defesa sai impune dessa. Mas o que marca é frase de McCord:

 

 

Você quer que tudo seja a preto e branco. Percebi. Mas nesta cidade, raramente é, e para fazer este trabalho, você tem de aceitar isso.

 

Beckett vai deixar seus valores de lado, para continuar na polícia federal? É uma questão de futuro. Quantos casos ela terá que deixar passa, o quanto isso vai afetar a sua consciência, não podemos criar nenhuma expectativa. Mas tratando-se de Andrew é certo que, em um futuro não muito distante, ele irá trabalhar isso.


E se com apenas dois episódios temos toda essa carga de emoção, essa temporada de Castle promete mais que nunca. Nada se pode especular sobre nada. Futuro dos personagens, arcos narrativos, etc. Estamos apenas começando e com isso, é inevitável a previsão. O que devemos fazer é acompanhar semanalmente os episódios dos nossos personagens preferidos, e ver no que isso vai levar. Vejo vocês semana que vem.


Link de ”I Just Want You” - http://www.youtube.com/watch?v=WCIB2SNiyRs
Promo do episódio “Need to Know” - http://www.youtube.com/watch?v=k3J8ShM9SrA

 

 

Por Alex Fonseca - @soucx

Algumas vezes as coisas mais difíceis na vida são as que mais valem à pena.

Layout por Pamella Melo

2013 - Direitos Parcialmente Reservados

bottom of page